ALESSANDRO NOTTEGAR

"Sinto-me indigno de servir Cristo Crucificado nos doentes; vejo neles meu pai, minha mãe, meu irmão e meus filhos."

Alessandro Nottegar nasceu em Verona, em 30 de Outubro de 1943. Cursou o Ensino Fundamental em um colégio católico que formava seminaristas,  mas, após anos de estudo e de discernimento vocacional, Alessandro entendeu que o seu chamado não era para o sacerdócio, mas para formar uma família. Inscreveu-se em Medicina, mas não lhe interessavam dinheiro nem carreira. Em 1971, casou-se com Luisa, que partilhava dos seus ideais, e lhe deu três filhas. Dizia à sua esposa: "Não me interessam a carreira nem o dinheiro; estudo para me preparar para servir melhor a Cristo e aos irmãos." E ainda: "Não podemos ficar indiferentes diante do enorme sofrimento que existe no mundo; se o Senhor nos deu talentos, devemos partilhá-los com os outros." Formou-se em 1977 e, em 1978, partiu com a família para o Brasil, onde ficou por 4 anos, cuidando gratuitamente dos doentes mais pobres, em Anaurilânida (MS) e em Plácido de Castro (AC) e os hansenianos em Porto Velho (RO).

Associação Alessandro Nottegar

Voltando para a Itália, Alessandro sentiu o chamado de Deus a vender tudo o que possuía para seguir o Senhor com a sua família e iniciar uma nova Comunidade missionária, voltada para a evangelização de famílias e jovens e o serviço aos pobres. Vendeu as terras herdadas do pai e depositou o dinheiro numa conta-corrente no nome de Maria Rainha da Paz, confiando à intercessão da Virgem Maria o futuro da Comunidade. De modo milagroso, a Divina Providência multiplicou por sete vezes o dinheiro da família Nottegar, através de doações espontâneas, permitindo-lhes comprar uma grande casa nas colinas de Verona. Ali, em 15 de Agosto de 1986, nasceu a Comunidade Regina Pacis. Depois de alguns dias, em 19 de Setembro de 1986, uma surpresa: ao retornar do trabalho no hospital, Alessandro morreu repentinamente por causa de um infarto. Tinha apenas 42 anos. Luisa encontrou-se sozinha com as três filhas na nova Comunidade, iniciada há pouco mais de um mês. Na mesma noite, um jovem casal, Mario e Rita Granuzzo, decidiram ir viver com Luisa.

Associação Alessandro Nottegar

Associação Alessandro Nottegar

A Obra se difundiu pelo mundo e chegou até o Brasil, em 1990, e tornou-se mantenedora da Associação Alessandro Nottegar, a qual segue o carisma deixado por seu fundador: uma vida totalmente radicada no Evangelho, no amor, na oração e no serviço aos mais pobres. Acolhendo crianças e adolescentes em escolas totalmente gratuitas, mantidas por doações, a Associação busca dar continuidade à missão iniciada pelo Dr. Alessandro, oferecendo formação integral e atenção diferenciada àqueles menos favorecidos na sociedade.

Associação Alessandro Nottegar

Associação Alessandro Nottegar

Visite tambem o site onde é apresentada a figura do nosso fundador Alessandro Nottegar (www.alessandronottegar.com) e também o site da Comunidade Regina Pacis, mantenedora desta Associação (www.reginapacis.org.br)